SALA VERDE "CIDADE HEROICA"
A SALA VERDE “CIDADE HEROICA” é um projeto com o objetivo de desenvolver em Jaguarão uma Educação Ambiental Transformadora e Cidadã nas escolas e na comunidade .
sexta-feira, 25 de outubro de 2013
Vote na Árvore Símbolo
Até dia 31 de outubro,você poderá participar do Projeto de Escolha da Árvore Símbolo de Jaguarão. Interaja pelas redes sociais passando esta iniciativa à diante , mobilize seus amigos e participe. No lado, você poderá votar. Estamos na reta final.Estamos com a votação no blog e também nas escolas que estão sendo visitadas.
terça-feira, 22 de outubro de 2013
Gasto global com clima está a quem da meta, diz relatório
Por Nina Chestney
LONDRES, 22 Out (Reuters) - Os gastos globais para o combate à mudança climática caíram no ano passado e continuam bem abaixo do nível necessário para evitar os efeitos mais perigosos, segundo um relatório da Iniciativa para a Política Climática divulgado nesta terça-feira.
Os investimentos em energias renováveis, eficiência energética e adaptação à mudança climática totalizaram 359 bilhões de dólares, 5 bilhões a menos do que em 2011, já que a desaceleração reduziu os orçamentos dos setores estatal e privado.
A Agência Internacional de Energia estimou no ano passado que seria necessário investir 5 trilhões de dólares até 2020 somente em energia limpa para manter a variação das temperaturas médias globais dentro de 2ºC, evitando assim os efeitos mais catastróficos da mudança climática.
"O investimento para combater e se adaptar à mudança climática está acontecendo no mundo todo, mas está aquém de onde deveria estar, e os esforços para ampliá-lo não foram suficientemente bem-sucedidos", disse Thomas Heller, diretor-executivo da Iniciativa para a Política Climática.
A ONG promove esforços para reduzir o uso de combustíveis fósseis, apontados por cientistas com quase certeza como a principal causa do aquecimento global na era industrial.
O investimento privado responde por 62 por cento, ou 224 bilhões de dólares, do investimento climático total em 2012, e o restante vem de fontes públicas de financiamento, como incentivos, empréstimos e investimentos diretos, segundo a organização.
Os países ricos receberam 177 bilhões de dólares em investimento para atividades ligadas à mudança climática no ano passado, ao passo que os países em desenvolvimento receberam 182 bilhões de dólares, disse o relatório.
Enquanto isso, os governos do mundo todo gastaram 523 bilhões de dólares em 2011 no subsídio a combustíveis fósseis, disse a OCDE neste mês.
Em novembro, mais de 190 governos vão se reunir em Varsóvia, na Polônia, para negociações climáticas da ONU, esperando obter avanços na busca por um acordo que leve à redução das emissões de gases do efeito estufa, o qual deverá ser assinado até 2015.
Na pauta do encontro estará a questão de como arrecadar dinheiro para ajudar nações em desenvolvimento na mitigação e adaptação da mudança climática.
Os governos já concordaram em arrecadar 100 bilhões de dólares por ano até 2012, mas um fundo estabelecido para canalizar parte da verba ainda não está operacional.
Em uma conferência na segunda-feira em Londres, a chefe de questões climáticas da ONU, Christiana Figueres, disse que a maior parte da verba para o combate à mudança climática deverá vir do setor privado.
"Os 100 bilhões de dólares são o rabo que vai abanar o cachorro. O financiamento necessário é de 1 trilhão de dólares por ano -- é isso que precisa ser mobilizado", disse.
Leia mais em: http://zip.net/bylf24
sexta-feira, 18 de outubro de 2013
quarta-feira, 9 de outubro de 2013
Prefeitura realiza atividade sobre Educação Alimentar
No sábado (05) foi realizada pela Prefeitura Municipal de Jaguarão através da Secretaria de Educação e Desporto a IV Mostra Sobre Educação Alimentar na Educação Infantil. O evento que neste ano teve como tema a agricultura familiar contou com a feira de produtos da agricultura familiar, artesanato e apresentações que dialogaram sobre o tema.
A cerimônia de abertura da Mostra contou com a presença da Secretária de Educação e Desporto, Maria da Graça Souza, das vereadoras Roseli Calvetti e Miriam Coelho, do Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Antônio Leonel Soares e da representante da Emater, Ana Lecy Pacheco.
Após a cerimônia foi dado início a uma sequência de apresentações com as participações do Professor Medina que falou sobre alimentação escolar, um dos temas que fazem parte da IV Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente “Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis”, do Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Antônio Leonel, que abordou sobre experiências com a agricultura familiar nas comunidades Quilombolas e da Emater, representada por Ana Lecy Pacheco, que falou sobre a agricultura familiar no nosso município, da importância de conhecer a origem dos alimentos que são consumidos livres de agrotóxicos e das diversas maneiras de como aproveitar os produtos de hortifrúti.
terça-feira, 1 de outubro de 2013
Jaguarão presente na 3ª FECIMES
Jaguarão
participou em 28 de setembro na escola Dr. Cassiano, em Pelotas, da 3ª edição
da Feira de Ciências e Matemática da Metade Sul, promovido pelo Programa Núcleo
de Estudos em Ciências e Matemática (PRONECIM)/IFSUL.
Apresentaram
trabalhos as escolas vencedoras nas categorias, ensino infantil, anos iniciais
e anos finais, da 4ª Mostra Municipal de Conhecimento Científico e 3ª Mostra
Binacional de Conhecimento de Jaguarão,
realizada em dia 31 de agosto, organizada pela a Secretaria Municipal de Educação e Desporto.
Esteve participando representando a cidade de Rio Branco/ROU, a Escuela 18. Os
alunos e professores receberam o apoio e transporte da SMED, e foram acompanhados
pela Coordenadora Pedagógica/SMED, professora Silvana Souza Péres de Oliveira e
pela Secretária Maria da Graça Souza que prestigiou o evento e os participantes
de Jaguarão.
Categoria Anos Iniciais: O planeta pede socorro e precisa de nós, alunos
Jônatas dos Santos Ribeiro e Isabelly Cardoso Cunha, orientados pela professora
Berenice Aquino Machado, da EMEF Fernando Correa Ribas.
Categoria Educação Infantil: O caminho do lixo, alunas Manuela Silva da Costa e Alana Xavier Outeiro, orientados pela professora Sonia Barros Botelho da Silva, da EMEF Castelo Branco. |
Escuela 18 – Rio Branco/ROU
Trabalho: Primera Denticion |
Assinar:
Postagens (Atom)