A Sala Verde Cidade Heróica, em agosto, formou e deu posse a comissão que participou do projeto que teve por objetivo escolher a Árvore Símbolo do Município de Jaguarão, da flora nativa (autóctone).
Na semana de comemoração ao Dia da Árvore, aconteceu na Biblioteca Pública Municipal, o lançamento do projeto "Árvore Símbolo de Jaguarão". Foram convidados diversos segmentos da comunidade e escolas municipais. Na ocasião a Secretária Municipal de Educação e Desporto, Maria da Graça Souza, falou da importância do projeto, sua divulgação nas escolas e a participação popular.
A votação para a escolha da árvore símbolo, ocorreu durante a reunião de lançamento, pelo blog da SALA VERDE"CIDADE HERÓICA" e nas Escolas da Rede Municipal de Ensino.Foram 438 votos somados,e ocorreu um empate técnico entre a anacauita (74 votos) e figueira da folha miúda (75 votos), então, a comissão voltou a se reunir dia 28 de novembro para a decisão final, pois conforme proposta inicial do projeto seriam levados em consideração e avaliados pela comissão aspectos relacionados a questões botânicas e ecológicas. Nessas questões a opção foi pela anacauita por ter um sistema radicular não muito profundo, árvore de médio porte podendo ser utilizada na arborização urbana, crescimento rápido, fácil manuseio na confecção de mudas, é rústica, frutos muito consumidos pelos pássaros, melífera, já existem muitos exemplares plantados no município,etc.
A comissão foi criada com o propósito de reunir pessoas integrantes da comunidade jaguarense, que tenham conhecimento sobre o tema proposto, quer na questão bibliográfica, científica ou popular. Integrantes da Comissão e propostas apresentadas: Antônio Carlos Marques (Engenheiro Agrônomo), Hélio Ramirez (Biólogo), Romam Martirena (Conhecimento Popular), Pedro Adão Rodrigues (Viveirista), Gilson Medina (Engenheiro Florestal) e Hugo Thomaz(Paisagista). Propostas: Anacauita, Corticeira, Açoita Cavalo, Figueira, Coronilha, Taumã, Araçá, Butiazeiro, Jerivá, Pitangueira,Erva de Bugre, Chale Chale e Murta.